top of page

HISTORIAL

 

                   

                    A partir de 1979, aquando da Inauguração da Igreja de Nossa  Senhora do Parto em Barbeita, um grupo de jovens desta localidade decide criar um pequeno grupo vocal e instrumental destinado a animar as celebrações locais.

                   Em 1988, o grupo coral é reforçado por vários  elementos de todas as idades, para participarem na ordenação Sacerdotal de Paulo Emanuel (Missionários Combonianos).

                  Entretanto, motivado pelo seu organista de então e atual maestro, José António Gomes, este grupo reformula a sua atividade e passa a atuar como grupo coral em celebrações religiosas na região de Viseu e como grupo de animação cultural em iniciativas diversas de carácter profano.

                  A 1 de Novembro de 1996, os elementos deste grupo fundam o Centro de Arte e Desporto de Barbeita que terá a sigla CARDES (C – centro, AR – arte e DES desporto). Esta nova coletividade que representa no seu início mais de duzentos associados, integra o Coral Cardes e inclui no seu projeto, atividades desportivas com o objetivo de dar resposta aos desejos dos jovens da região em ocuparem os seus tempos livres de uma forma saudável.

                  Na primeira metade do ano de 1997 inicia as suas atividades desportivas ao preparar a participação nos VI Jogos Desportivos de Viseu nas modalidades de Voleibol, Atletismo e Futebol. Como corolário desta primeira experiência desportiva, o CARDES avança para o desporto federado inscrevendo-se nas Associações Distritais de Atletismo e Voleibol. Posteriormente, formou um grupo  de Natação (manutenção), Ténis de Mesa, Triatlo e classes  de Música.

                  A 6 de Julho desse mesmo ano, o Coral Cardes faz a sua estreia participando no IV Encontro de Coros do Caramulo. No dia 8 de Novembro, em plenas comemorações do seu primeiro aniversário organiza o I Encontro Nacional de Coros de Barbeita. 

                  Presentemente, estão asseguradas as atividades regulares do Grupo Coral, Voleibol e Atletismo.

                  Atualmente, o CARDES, é já uma referência viva no desporto e na música coral no Distrito de Viseu.

                  Merece especial destaque, a deslocação do Coral CARDES á República Checa, em Novembro de 2004, a fim de participar no XIV Festival de Música do Advento e do Natal de Praga onde obteve a classificação de “Big Choirs Bronze Band”.

bottom of page